Esta é uma receita feita pelo nuestro hermano Alfonso López publicada no blog Recetas de Rechupete.
Das receitas tradicionais de peixe de toda a Espanha, este prato estará sempre presente. É um dos pratos básicos nos menus de todas as casas e restaurantes, onde os protagonistas são 2 verdadeiros reis da sua gastronomia: o bacalhau e o pimento seco .
Ingredientes
- 800 gramas de lombo de bacalhau demolhado
- 2 cebolas médias picadas
- 5 pimentos chouriceiros secos (muito utilizado no Pais Basco mas que pode ser substituído por outro pimento seco ou uma colher de colorau)
- 4 pimentos morrone (enlatados)
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2 copos de caldo de peixe (ou água)
- 1 fatia de pão saloio ou alentejano
- 3 dentes de alho
- 50 gramas de farinha de trigo
- Azeite virgem extra (para fritar os legumes e o bacalhau)
- Sal a gosto
Modo de preparação
Demolhamos previamente o pimento seco por 30 minutos substituindo 2 ou 3 vezes a água. Depois de demolhado retira-se a carne dos pimentos.
Cubra de azeite o fundo de uma frigideira grande ou duma caçarola baixa e frite a cebola picada. Passado 5 minutos acrescente o alho picado e o pão (melhor se for pão da véspera) migado em pedacinhos. Quando o pão começar a ficar bem dourado acrescentamos o pimento morrone em tiras e a carne do pimento chouriceiro. Deixe refogar um pouco e acrescente a polpa de tomate.
A base do molho está pronta. Acrescente o caldo de peixe, misture, tempere com sal e deixe ferver em lume baixo durante 20 minutos. Mexemos de vez em quando para evitar que cole no fundo.
Quando faltarem 5 minutos, começamos a tratar do bacalhau. Passamos os lombos de bacalhau pela farinha fritamos ligeiramente dos dois lados. Reservamos.
Apresentação final do bacalhau da Viscaia
O molho da caçarola já estará bastante reduzido. Passamos no passe-vite e voltamos a colocar na caçarola. Se quisermos mais refinado, também podemos passar por um chinês.
Cozinhamos alguns minutos. Provamos e corrigimos o sal se necessário. Colocamos no molho os lombos de bacalhau, com a pele virada para cima, para que o molho as cubra ou fique rente. Cozinhe em lume baixo por mais 10-15 minutos, dependendo da espessura dos pedaços de bacalhau. O importante é não exagerar e que se mantenha no ponto.
Um prato de categoria, para ser desfrutado acompanhado de um bom pão para molhar no molho da Viscaia.