Bacalhau à Narcisa ou à Braga

0
18648
views
bacalhau à narcisa
Fotografia tirada no restaurante Dom Ferreira, em Braga

A receita de  Bacalhau à Narcisa, também conhecida como Bacalhau à Braga  é uma receita que foi celebrizada pelo restaurante com o mesmo nome.
O Restaurante Narcisa foi um restaurante tipico da cidade de Braga, em Portugal. Ficou conhecido pelo seu ambiente de tasca, onde há mais de um século era cozinhada esta receita de bacalhau, umas das mais famosas receitas portuguesas.
O antigo e famoso restaurante Bacalhau à Narcisa já fechou mas a receita fica perpetuada. Praticamente todos os restaurantes na cidade Braga preparam esta receita com o nome de Bacalhau à Braga.
Encontra-se uma receita igual  no caderno de refeitório do Mosteiro de  Tibães, de 1893.

Modo de Preparação do Bacalhau à Narcisa

A receita de Bacalhau à Narcisa é uma receita simples e fácil de fazer. Deve-se usar ingredientes de qualidade, nomeadamente um bacalhau de qualidade e usar sempre o azeite para cozinhar.

Primeiramente é necessário demolhar umas postas altas de bacalhau. Depois do ter demolhado as postas de bacalhau frite-as em azeite abundante. Frite até ficarem douradas, mas não deixe fritar demais para não ficarem secas.
Coloque as postas numa travessa.

Entretanto, descasque as cebolas e as batatas, e corte às rodelas. Frite as batatas no mesmo azeite onde fritou o bacalhau. Depois de estarem fritas disponha-as em volta do bacalhau temperadas com um bocadinho de sal.

Por fim,  no mesmo azeite, frite uma quantidade generosa de cebola,  juntamente com uma folha de louro e uma colher de sobremesa de colorau. Verta esta cebolada por cima do bacalhau e da batata.

Se visitar a cidade de Braga, em Portugal, certamente irá experimentar este prato de Bacalhau à Narcisa ou Bacalhau à Braga que é nome que aparece no menu na maioria dos restaurantes.

 

Depois deste belo Bacalhau à Narcisa, finalize com um, não menos famoso, pudim tradicional de Braga, o Pudim do Abade Priscos.

Gostou da receita de Bacalhau à Narcisa? Veja esta receita de Bacalhau à Minhota e diga-me qual das duas a mais saborosa!

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Partilhe comigo a sua receita de bacalhau. Envie uma fotografia e a sua receita para o email: receitas@receitadebacalhau.com e eu partilho-a com o mundo!