Bacalhau Espiritual: Um clássico delicioso

0
5861
views
Bacalhau Espiritual
Fonte: mathallenoslo.no

A Condessa Almeida Araújo, na década de 40 do século passado, estava à frente do Cozinha Velha, restaurante de luxo do Palácio Nacional de Queluz. Ela desejava acrescentar sofisticação aos pratos que iriam compor o menu do restaurante que dirigia. Nas suas viagens por França provou o “Brandade de Morue”, uma espécie de pasta que tinha como base o bacalhau. Apaixonada por este prato francês, a Condessa trouxe a inspiração para Portugal  e recriou a receita batizando-a de Bacalhau Espiritual.

Receita de Bacalhau Espiritual

Procura uma receita de bacalhau para um fim de semana em família ou para fazer um brilharete numa festa ou até mesmo para substituir o tradicional bacalhau cozido na ceia de Natal? Esta receita, de Bacalhau Espiritual, não é apenas simples e rápida como também muito saborosa!

Ingredientes

  • 3 postas de bacalhau demolhadas.
  • 1 folha de louro.
  • 2 cebolas.
  • 1 dl de azeite.
  • 5 cenouras.
  • 5dl de molho bechamel.
  • Sal e pimenta preta.
  • 200 g de miolo de pão fresco.
  • 2 gemas.
  • Queijo parmesão ralado.

Preparação do Bacalhau Espiritual

  1. Coloque o bacalhau numa panela e cubra com água. Junte-lhe uma folha de louro e leve ao lume.  Assim que levantar fervura, deixe cozer durante cinco minutos;
  2. Depois de cozido, escorra o bacalhau, elimine a pele e as espinhas e desfie com a ajuda de um pano de cozinha.
  3.  Descasque as cebolas e pique, e de seguida, refogue-as no azeite quente, juntamente com as cenouras raladas. Acrescente o bacalhau e metade do molho bechamel. Cozinhe durante cerca de cinco minutos.
  4. Tempere com sal e pimenta e transfira para um pirex. De seguida, espalhe o miolo de pão pela superfície, assim como o restante bechamel misturado com as gemas.
  5. Por fim,  polvilhe com queijo parmesão ralado na hora e leve ao forno , à temperatura de 190 graus centigrados, durante cerca de 25 minutos ou até ficar dourado.

Acompanhe este Bacalhau Espiritual com uma salada mista (tomate, cebola, alface, rúcula, coentros,  ou agrião), ou uma salada de pimentos assados, temperados com um bom azeite extra virgem e sal grosso, assim como, uns legumes cozidos, como por exemplo, bróculos ou grelos.

 Se gostou da receita de Bacalhau Espiritual, sugerimos que entre na nossa categoria de Bacalhau  no Forno, ou veja esta receita de Bacalhau com Molho Branco da Avó Eugénia  


Partilhe comigo a sua receita de bacalhau. Envie uma fotografia e a sua receita para o email: receitas@receitadebacalhau.com e eu partilho-a com o mundo!