Torricado de Bacalhau

Li esta receita no blog  Intrusa na Cozinha e tinha tão bom aspeto que decidi partilhar com vocês:

 

Esta é sem dúvida uma versão muito citadina do tradicional e rústico prato torricado de bacalhau, receita típica da minha região.

Quando o meu marido me viu a tirar as fotos, a sua primeira reacção foi: “Tens noção que se um ribatejano ver esta foto, vai-se benzer 3 vezes, não tens? Torricado de pão de forma?….. humm…”

Certo é, que os mais puristas olhariam para este prato e não o considerariam torricado, até mesmo eu me encaixo nesse perfil… mas neste dia apetecia-me torricado, e da vontade, e do que havia em casa se fez um torricado, e todos lamberam os dedos. Ponto final.

O tradicional torricado faz-se de pão casqueiro, cortado ao meio, em cada metade faz-se uns cortes, é regado com azeite, e torrado directamente na brasa. Depois de já torrado, é esfregado com bastante alho e salpicado com sal grosso, e acompanhado com o bacalhau.

Esta é certamente uma receita, para os que, por um dia estão dispostos a esquecer calorias, gorduras, e mais umas quantas coisas que se possam lembrar e que não são saudáveis…mas se conseguirem esquecer isso, ainda que seja só por um dia, então provem torricado. Uma receita simples e divina.

Ingredientes (4 pessoas):

3 a 4 postas de bacalhau, dependendo do tamanho

4 a 8 fatias grossas de pão, de preferência de véspera

1 cabeça de alho, cortada ao meio

Azeite

sal

Preparação:

Asse as postas de bacalhau na brasa ou no forno, previamente regadas com um pouco de azeite.

Faça uns cortes no pão, de modo a criar uns losangos, regue com azeite e torre na brasa ou no forno. Quando já estiver lourinho, retire e esfregue muito bem com a cabeça de alho, previamente cortada ao meio. Esfregue mesmo muito bem, e quanto mais quente o pão estiver melhor. No final salpique com umas pedrinhas de sal grosso.

Se quiser asse também a cabeça de alho e sirva a acompanhar.

Parta as postas de bacalhau em lascas grandes, e sirva com o pão.

 

Nota: Neste tipo de receita, a qualidade dos ingredientes é essencial. Recomendo que, quer o bacalhau quer o azeite, sejam de excelente qualidade.

Fonte: intrusanacozinha.blogspot.com