Roupa Velha de bacalhau para o Natal

Receita de Roupa Velha de Natal

Cá em casa, e possivelmente, em grande parte das casas no Norte de Portugal a Roupa Velha de bacalhau é o prato mais tradicional de Natal, a seguir ao bacalhau e ao polvo de consoada.

E é com o que sobra do bacalhau da consoada que se faz esta receita de Roupa Velha de bacalhau. Acrescentamos apenas uns ovos cozidos em fatias, um dentes de alhos, um bom azeite temos a nossa Roupa Velha a brilhar no almoço de Natal.

Ingredientes para a receita de Roupa Velha de bacalhau

Os ingredientes para esta Roupa Velha de Natal vão ser os restos do bacalhau de consoada.

Para 4 pessoas:

  • 3 postas de bacalhau cozido e separadas em lascas grandes;
  • Batatas cozidas cortadas em cubos grandes;
  • Couve migada;
  • Outros legumes que tenhas sobrado cortados em pedaços;
  • 6 dentes de alhos;
  • Azeite;
  • 4 Ovos;
  • Pimenta preta q.b.

Modo de preparação

Em primeiro, coza os ovos durante 7/8 minutos. Quando estiverem cozidos, coe a água e deixe arrefecer.

De seguida, regue abundantemente com azeite o fundo de uma panela e leve a lume brando. Acrescente o alhos cortados em rodelas e deixe alourar ligeiramente mas sem nunca deixar queimar.

Acrescente o bacalhau e mexa com cuidado para não desfazer. Seguidamente, acrescente a batata, a couve e restantes legumes mexendo cuidadosamente. Se vir que está a ficar sem azeite vá acrescentado lentamente.

Tempere com pimenta moída e caso precise com um pouco de sal (não esquecer que a comida utilizada são restos e por isso já devem estar temperados).

Ao fim de 5 minutos está pronto.

Sirva a Roupa Velha de bacalhau acompanhada dos ovos cozidos cortados em rodelas.

 

Este é um prato que nunca faltou na nossa mesa no dia de Natal. Mas caso queira fugir um pouco à tradição deixo aqui uma sugestão para a receita de Bacalhau de Natal:

O bacalhau à moda da Avó Eugénia, um bacalhau desfiado, com batata frita às rodelas, envolto numa cebolada, regado com molho bechamel  e gratinado. Uma delícia!

Receita de Bacalhau à Lagareiro.

Bacalhau à Lagareiro

É nesta receita de Bacalhau à Lagareiro onde os dois melhores amigos, o bacalhau e o azeite, se juntam num casamento excepcional, fazendo da receita de Bacalhau à Lagareiro a melhor de todas!

Eu costumo sempre lembrar que em receitas simples, com poucos ingredientes, estes têm de brilhar. E a receita de Bacalhau à Lagareiro é uma dessas receitas. Por isso, nunca esquecer de usar um bacalhau e um azeite extra virgem de muito boa qualidade.

Ingredientes para a Receita de Bacalhau à Lagareiro

Estes ingredientes dão para 4 pessoas:

  • 1 quilograma de batatas miúdas com a pele bem lavada;
  • 4 postas ou lombos de bacalhau demolhadas;
  • 4 a 6 dentes de alho cortados em rodelas ou esmagados. Eu prefiro apenas esmagá-los com a casca de modo a que não se queimem quando forem aquecer no azeite;
  • 2 dl de azeite de boa qualidade;
  • Sal grosso;
  • azeitonas pretas para acompanhar;

Modo de preparação da receita de Bacalhau à Lagareiro

Primeiramente, coloque  as batatas, com a casca bem lavada, numa assadeira, salpique-as com sal e leve ao forno (180 graus).

Comece a preparar o braseiro onde o nosso actor principal,  o bacalhau, irá ser assado.

Quando o bacalhau estiver assado e caso pretenda, limpe as espinhas e a pele das postas (eu, pessoalmente não o faço) sem desmanchar o bacalhau.

Aqueça lentamente o azeite com os dentes de alho cortados em rodelas ou esmagados, sem nunca os deixar queimar. Se o alho queimar é melhor deitar o azeite fora e recomeçar porque o sabor do alho queimado vai estragar a receita.

Quando as batatas estiverem assadas retire-as do forno e deixe arrefecer ligeiramente. De seguida, dê um pequeno murro nas batatas de modo que a pele  se abra.

Coloque as batatas e o bacalhau numa travessa e regue com o azeite aquecido e sirva imediatamente.

A receita de Bacalhau à Lagareiro é uma receita simples e rápida de fazer. O segredo é utilizar ingredientes de muito boa qualidade!

Se gostou desta receita também deve gostar desta Receita de Bacalhau à Gomes de Sá.