Receita de Bacalhau à Lagareiro.

0
3571
views
Bacalhau à Lagareiro
Bacalhau à Lagareiro do Restaurante Carias, em Amares

É nesta receita de Bacalhau à Lagareiro onde os dois melhores amigos, o bacalhau e o azeite, se juntam num casamento excepcional, fazendo da receita de Bacalhau à Lagareiro a melhor de todas!

Eu costumo sempre lembrar que em receitas simples, com poucos ingredientes, estes têm de brilhar. E a receita de Bacalhau à Lagareiro é uma dessas receitas. Por isso, nunca esquecer de usar um bacalhau e um azeite extra virgem de muito boa qualidade.

Ingredientes para a Receita de Bacalhau à Lagareiro

Estes ingredientes dão para 4 pessoas:

  • 1 quilograma de batatas miúdas com a pele bem lavada;
  • 4 postas ou lombos de bacalhau demolhadas;
  • 4 a 6 dentes de alho cortados em rodelas ou esmagados. Eu prefiro apenas esmagá-los com a casca de modo a que não se queimem quando forem aquecer no azeite;
  • 2 dl de azeite de boa qualidade;
  • Sal grosso;
  • azeitonas pretas para acompanhar;

Modo de preparação da receita de Bacalhau à Lagareiro

Primeiramente, coloque  as batatas, com a casca bem lavada, numa assadeira, salpique-as com sal e leve ao forno (180 graus).

Comece a preparar o braseiro onde o nosso actor principal,  o bacalhau, irá ser assado.

Quando o bacalhau estiver assado e caso pretenda, limpe as espinhas e a pele das postas (eu, pessoalmente não o faço) sem desmanchar o bacalhau.

Aqueça lentamente o azeite com os dentes de alho cortados em rodelas ou esmagados, sem nunca os deixar queimar. Se o alho queimar é melhor deitar o azeite fora e recomeçar porque o sabor do alho queimado vai estragar a receita.

Quando as batatas estiverem assadas retire-as do forno e deixe arrefecer ligeiramente. De seguida, dê um pequeno murro nas batatas de modo que a pele  se abra.

Coloque as batatas e o bacalhau numa travessa e regue com o azeite aquecido e sirva imediatamente.

A receita de Bacalhau à Lagareiro é uma receita simples e rápida de fazer. O segredo é utilizar ingredientes de muito boa qualidade!

Se gostou desta receita também deve gostar desta Receita de Bacalhau à Gomes de Sá.

 

 


Partilhe comigo a sua receita de bacalhau. Envie uma fotografia e a sua receita para o email: receitas@receitadebacalhau.com e eu partilho-a com o mundo!