Bacalhau Dourado à moda de Elvas

0
5091
views
receita de bacalhau à moda de elvas

Estive a folhear uma teleculinária dos anos 70 e encontrei esta receita de Bacalhau Dourado à moda de Elvas. Não conhecia esta receita mas a fotografia deixou-me de água na boca e foi imediatamente a escolha para o prato de Domingo em família.

Pela pesquisa que realizei, este prato de Bacalhau dourado à moda de Elvas foi criado por Jacinta do Carmo Bucho, em 1947, na Pousada de Elvas.

Duas delegações dos governos português e espanhol reuniram-se na pousada sem aviso prévio. Sem estar a contar, D. Jacinta, recorrendo apenas ao que tinha na cozinha, confeccionou um prato que foi um êxito total. Os espanhóis batizaram-no de dourado devido à cor do prato e o nome de Bacalhau dourado à moda de Elvas ganhou fama.

Ingredientes da receita de Bacalhau dourado à moda de Elvas

1 quilograma de batata

750 gramas de bacalhau

8 ovos

1 dl de azeite

óleo ou azeite para fritar as batatas

sal e pimenta a gosto

azeitonas pretas

Preparação do Bacalhau dourado à moda de Elvas

Comece por descascar as batatas. Corte-as em palha ou em palitos finos. Lave bem as batatas e coloque-as durante algumas horas em água fria para ficarem rijas.

De seguida, escorra bem as batatas e seque-as. Frite em óleo bem quente uma quantidade não muito grande batatas de cada vez. Depois de douradas retire-as e deixe-as a escorrer sobre papel absorvente. Reserve as batatas.

Coza o bacalhau. Depois de cozido, retire-lhe as espinhas e a pele. Desfie o bacalhau em lascas pequenas.

Na hora de preparar,  bata bem os ovos temperados com  sal e pimenta a gosto(verifique se as lascas de bacalhau estão muito ou pouco salgadas).

Seguidamente, leve ao lume uma frigideira grande com o azeite. Frite as lascas de bacalhau nesse azeite durante 1 ou 2 minutos.

Junte as batatas e mexa muito bem. Deixe aquecer bem e junte os ovos batidos. Envolva lentamente com a ajuda de um garfo para ficarem bem soltos. Quando os ovos estiverem bem passados (mas não secos) retire do lume.

Sirva de imediato numa travessa e decore com azeitonas pretas.

Nota: A receita que segui indicava que o bacalhau era primeiro cozido. Outras receitas que entretanto consultei dizem para desfiar o bacalhau demolhado e frita-lo no azeite.

 

 


Partilhe comigo a sua receita de bacalhau. Envie uma fotografia e a sua receita para o email: receitas@receitadebacalhau.com e eu partilho-a com o mundo!