É nesta receita de Bacalhau à Lagareiro onde os dois melhores amigos, o bacalhau e o azeite, se juntam num casamento excepcional, fazendo da receita de Bacalhau à Lagareiro a melhor de todas!
Eu costumo sempre lembrar que em receitas simples, com poucos ingredientes, estes têm de brilhar. E a receita de Bacalhau à Lagareiro é uma dessas receitas. Por isso, nunca esquecer de usar um bacalhau e um azeite extra virgem de muito boa qualidade.
Ingredientes para a Receita de Bacalhau à Lagareiro
Estes ingredientes dão para 4 pessoas:
- 1 quilograma de batatas miúdas com a pele bem lavada;
- 4 postas ou lombos de bacalhau demolhadas;
- 4 a 6 dentes de alho cortados em rodelas ou esmagados. Eu prefiro apenas esmagá-los com a casca de modo a que não se queimem quando forem aquecer no azeite;
- 2 dl de azeite de boa qualidade;
- Sal grosso;
- azeitonas pretas para acompanhar;
Modo de preparação da receita de Bacalhau à Lagareiro
Primeiramente, coloque as batatas, com a casca bem lavada, numa assadeira, salpique-as com sal e leve ao forno (180 graus).
Comece a preparar o braseiro onde o nosso actor principal, o bacalhau, irá ser assado.
Quando o bacalhau estiver assado e caso pretenda, limpe as espinhas e a pele das postas (eu, pessoalmente não o faço) sem desmanchar o bacalhau.
Aqueça lentamente o azeite com os dentes de alho cortados em rodelas ou esmagados, sem nunca os deixar queimar. Se o alho queimar é melhor deitar o azeite fora e recomeçar porque o sabor do alho queimado vai estragar a receita.
Quando as batatas estiverem assadas retire-as do forno e deixe arrefecer ligeiramente. De seguida, dê um pequeno murro nas batatas de modo que a pele se abra.
Coloque as batatas e o bacalhau numa travessa e regue com o azeite aquecido e sirva imediatamente.
A receita de Bacalhau à Lagareiro é uma receita simples e rápida de fazer. O segredo é utilizar ingredientes de muito boa qualidade!
Se gostou desta receita também deve gostar desta Receita de Bacalhau à Gomes de Sá.