Esta receita fiz para aproveitar bacalhau, batata e couve flor que me tinha sobrado. Usei natas misturadas com queijo e levei a gratinar. Esta é uma forma de gratinar que uso muitas vezes em alternativa ao molho bechamel.
Ingredientes
(4 pessoas)
- 2 postas de bacalhau cozidas
- 600 gramas de batatas cortadas em rodelas
- 1 dl de azeite
- 2 cebolas cortada em rodelas
- 4 dentes de alho picados
- folha de louro
- 1/4 de couve flor cozida
- 1 pacote de natas de culinária
- 150 gramas de queijo ralado
- azeitonas sem caroço a gosto
- tomates cereja a gosto
- pimenta e sal a gosto
- 2 ovos cozidos
Modo de preparação
Coza o bacalhau. Depois de cozido limpe de pele e espinhas. Desfie o bacalhau em lascas grandes. Entretanto, coloque os ovos a cozer por 8 minutos em água a ferver. Depois de cozidos, deixe arrefecer, retire e casca e reserve.
Coloque a cebola, o alho e o louro a fritar em azeite. Quando a cebola estiver mole junte o bacalhau desfiado e tempere com sal e pimenta a gosto.
Frite as batatas em rodelas grossas. Nesta receita reaproveitei batatas já cozidas que me tinham sobrado de outra refeição. Cortei as batatas em rodelas grossas e levei-as a fritar num pouco de azeite até ficarem douradas.
Noutra frigideira leve ao lume as natas e deixe aquecer. Quando estiverem quase a ferver junte o queijo e mexa bem até o queijo derreter e formar um creme. Eu juntei a este creme a couve flor cozida esmagada que também me tinha sobrado.
Num tabuleiro de ir ao forno coloque uma camada de batatas fritas, a cebolada com o bacalhau e, por fim, cubra com o creme das natas e do queijo. Coloque por cima azeitonas e tomates cereja a gosto. Espalhe o ovo cozido cortado em rodelas e leve ao forno a gratinar (180º pré-aquecido) até ficar dourado.