Receita original do Bacalhau à Gomes de Sá

0
9200
views
Fotografia da autoria de Juliana Santos

A receita original não pode ser mais simples e devido à sua simplicidade não devemos descurar na qualidade dos seus ingredientes. Um bacalhau de qualidade, um bom azeite virgem português ( eu diria um bom azeite transmontano). Batata  de qualidade ( sempre que posso uso batata de Montalegre) . Um ovo de galinha caseiro, também faz toda a diferença.

O bacalhau é aferventado apenas, limpo de peles e de espinhas e lascado. De seguida passa hora e meia em leite quente para amaciar.

Depois põem-se numa travessa funda de ir ao forno as cebolas às rodelas, os alhos e o azeite. Aloura-se primeiro esta mistura. Juntam-se seguidamente as lascas do bacalhau. A batata é previamente cozida e partida em fatias de um centímetro de espessura. Vai fazer companhia ao bacalhau e à cebola, alourando também.

Coze no forno por quinze minutos, tira-se para fora e decora-se a travessa com salsa picada, ovos cozidos partidos às rodelas, azeitonas pretas e tempera-se de pimenta a gosto.

 


Partilhe comigo a sua receita de bacalhau. Envie uma fotografia e a sua receita para o email: receitas@receitadebacalhau.com e eu partilho-a com o mundo!