Esta receita foi partilhada pelo António Gavião.
Ingredientes
- 4 postas de bacalhau demolhadas
- 1 quilograma de batatas para fritar
- 2 cebolas grandes laminada
- 200 gramas de miolo de camarão
- 3 dentes de alho picado
- 2 folhas de louro
- 4 colheres de sopa de azeite
- 100 g de queijo ralado
- Camarões cozidos para enfeitar
Para o Molho Bechamel:
- 1 litro de leite
- 200 ml de natas
- 60 g de farinha
- 50 g de manteiga
- 50 g de queijo ralado
- sal, pimenta e noz moscada q.b.
Modo de preparação:
Deite o leite numa panela e ligue o fogão. Quando começar a ferver, baixe o lume e junte as postas de bacalhau. Desligue e deixe ficar abafado durante 10 minutos. Com a ajuda de uma escumadeira, retire o bacalhau e separe em lascas, retirando a pele e espinhas. Reserve.
Entretanto, frite as batatas cortadas em cubos.
Deite o azeite num tacho e junte a cebola laminada, os alhos picados e as folhas de louro. Deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, durante 15 minutos, até a cebola estar macia. Retire as folhas de louro e junte o bacalhau às lascas e o miolo de camarão. Mexa para envolver. Reserve.
Prepare o molho bechamel: num tacho deite a manteiga. Quando esta estiver derretida, junte a farinha e mexa bem. Deixe cozinhar durante um minuto, mexendo sempre e junte lentamente o leite de cozer o bacalhau (que deve estar quente). Deixe o molho engrossar, mexendo bem para não formar grumos. Acrescente as natas e o queijo e mexa. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Junte as batatas fritas no tacho do bacalhau com a cebola e o camarão e envolva com 3/4 do molho bechamel. Transfira tudo para um tabuleiro de ir ao forno, alise a superfície e deite por cima o restante molho bechamel. Cubra com o restante queijo ralado e leve ao forno a 190ºC, durante 15 minutos, para gratinar.
Sirva enfeitado com camarões cozidos com casca, ou a seu gosto.
Receita partilhada nas redes sociais por António Gavião. Imagem tirada no restaurante Taberna do Bacalhau.